segunda-feira, 7 de setembro de 2015

HMA completa 7 anos de atividades

Há sete anos, no dia 7 setembro de 2008, o HMA abria as portas e realizava seus primeiros atendimentos à população da cidade. O então novo hospital, um dos mais modernos e bem equipados da região com atendimento exclusivamente através do SUS, foi um dos maiores empreendimentos da gestão municipal e um sonho da população que se tornava realidade.

 Desde sua inauguração até agora, o hospital registrou mais de 930 mil atendimentos, entre partos, consultas, internações, cirurgias e exames. Só na obstetrícia, um dos setores com maior fluxo de atendimento, já foram realizados quase 13 mil partos, o que representa uma média de aproximadamente 1.800 nascimentos por ano.

Com o atendimento do HMA, todos estes pacientes tiveram a facilidade e comodidade de poderem ser atendidos dentro do próprio município. Antes, muitos pacientes eram encaminhados para Curitiba ou outros municípios da região para conseguirem atendimentos hospitalares simples ou realizarem exames. Atualmente, somente casos de alta complexidade são encaminhados para hospitais de referência fora de Araucária.

Por isso, o HMA tem importância fundamental no sistema de saúde pública de Araucária, servindo de referência para as unidades básicas de saúde, UPA e Pronto Socorro Infantil, na maioria dos casos que demandam internação e cirurgia. Além disso, ainda atende boa parte da demanda dos pacientes socorridos pelo SAMU e SIATE em toda a região.

Estruturado com 99 leitos de internação, 2 UTIs (adulta e neopediátrica), 2 centros cirúrgicos (geral e obstétrico), central de exames de imagens, pronto socorro e pronto socorro obstétrico, o HMA oferece atendimento em 15 especialidades médicas e realiza 17 diferentes tipos de exames diagnósticos, para pacientes internados e externos.

Desde novembro de 2014, o hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), entidade filantrópica sem fins lucrativos, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem implantando um modelo de gestão que preza pela qualidade e humanização do atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário